Saber ler um número é hoje tão importante como interpretar um texto.
Num mundo com tantos dados, todos devemos estar preparados para discutir uma infografia na página de um jornal, construir um gráfico ou ler uma tabela.
O ALEA – Ação Local Estatística Aplicada – foi criado há mais de 20 anos (em 1999) e mantém-se fiel ao seu propósito inicial: promover a literacia estatística nas comunidades educativas.
O ALEA é fruto de uma parceria entre a ESTP e o INE, à qual veio a reunir-se o Ministério da Educação. Desde muito cedo, tem o valiosíssimo contributo científico de Eugénia da Graça Martins, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na elaboração e supervisão de conteúdos.
A natureza singular da parceria que iniciou, e mantém vivo este projeto há mais de duas décadas, valeu-lhe o reconhecimento internacional e a atribuição, em 2007, do prémio Best Cooperative Project Award no quadro do International Statistical Literacy Project (ISLP), cujo objetivo é promover a literacia estatística em todos os países do mundo.
No espaço ALEA é possível aceder a um conjunto diversificado de recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da Estatística. Por exemplo:
Módulos de estatística, de probabilidades, de inferência estatística e de organização e tratamento de dados.
Fichas com atividades, exercícios, notas, observações, comentários e propostas destinadas a sistematizar a formação básica de estatística (a nível elementar).
Desafios Alea – problemas baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social.
Estatísticas oficiais do nosso país, dos países Lusófonos, da União Europeia.
E muito mais…
Brevemente, um novo espaço: TarefALEAs
“Que dizem os dados oficiais sobre o país e a região onde vivemos?”
Este espaço disponibiliza algumas sugestões de tarefas, enquadradas nas novas Aprendizagens Essenciais do ensino básico e do ensino secundário, com dados sistematizados pela PORDATA e cujas fontes são entidades oficiais – INE, Eurostat, Banco de Portugal, entre outras.