- Início »
- Pavilhões 24 »
- Projetos 24 »
- Laboratórios 24 »
Clube Ciência Viva: “Trabalhando para o Futuro”
“Estimular é saber tirar proveito das coisas, saber encantar, digamos, pôr as coisas em relevo, mesmo as coisas insignificantes(…) Tornar pensáveis as coisas habituais que não se pensam”
Rómulo de Carvalho
O Clube Ciência Viva “Trabalhando para o Futuro” surgiu em finais de 2021, na sequência da abertura do concurso para alargamento da rede de Clubes Ciência Viva na Escola. É dinamizado por professores dos grupos 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), e tem como público-alvo os alunos do 1º ao 12º ano do agrupamento.
O Clube pretende contribuir para dotar ou reforçar as competências e capacidades no âmbito da Literacia Científica e Tecnológico dos alunos e da Comunidade em que se insere, não apenas ao nível de saberes académicos e cientificamente comprovados, mas também ao nível da capacidade de recolha de informação, análise e tirada de conclusões nos diversos momentos e situações do quotidiano, promovendo o espírito crítico, a criatividade e o respeito pela opinião de terceiros, competências essenciais para a formação pessoal dos nossos alunos enquanto adultos do futuro.
Constatando, nos últimos anos, o caráter fundamental na vida e evolução de uma sociedade pretendemos que a ciência seja vista como um elemento integrante e agregador do quotidiano e não algo destinado apenas a alguns estudiosos que em nada associamos à vida real e do quotidiano.
Gastronomia Molecular
O Clube Tem parcerias estabelecidas com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e com o Centro Ciência Viva de Guimarães. Com o apoio dos parceiros referidos ou com os recursos de que se equipou, tem desenvolvido atividades de promoção do conhecimento científico como uma Observação Astronómica aberta à Comunidade, Workshops de Gastronomia Molecular e Atividades Experimentais para os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento.
Atualmente, encontra-se em fase de implementação de um “Charco com vida” na Escola Secundária, que servirá como exemplo de um ecossistema autossustentado, do qual um conjunto inimaginável de plantas e animais depende e para o qual contribuem, desenvolvendo uma simbiose entre todos. Pretende-se que seja um recurso valioso para o ensino das Ciências Naturais e da Vida, podendo ser usado para aulas práticas ou de campo, ou realização de projetos, por todas as escolas do Agrupamento e todos os níveis de Ensino.